18 fevereiro 2008

Nos Mínimos Detalhes: Avaliamos os pormenores de Resident Evil 4

Por Kléber "Grande Tobi"
Essa é a inaugurante de uma série de matérias que analisarão, Nos Mínimos Detalhes, algum jogo famoso. Usaremos todos os critérios possíveis já criados para a analise de um jogo. Lembrando que cada review desse tipo será diferente, de acordo com o tipo e precedentes do game. Serão divididos em 3 critérios maiores e terão seus ramos, para que se possa ser feita um Review mais justo.



Jogabilidade: (geral) 9,7

Armamento: 9,8
As armas do jogo são diferentes o suficiente para agradar a qualquer atirador de elite. Muito diferente de seus predecessores, este jogo além de introduzir armas novas, deixará que sejam feitos Upgrades, melhorando tanto a capacidade da arma carregar os bullets, como a própria velocidade em que Leon fará isso.

Bestiário: 9,3
Não existem mais Zumbis aqui. A criatura mais interessante é o Regenerator (criatura que como o nome diz, regenera as partes perdidas de seu corpo). Os chefes desse jogo são mais interativos, e as possíbilidades são maiores. Mas nada de cachorro mutante ou planta carnívora aqui...



Dificuldade: 9,8
A dificuldade é variada, tendo dinheiro o jogo é fácil. Ou seja, tudo se deve a sua dedicação. Costumo apreciar jogos desse tipo. Além dos minigames, competitivos e interativos, há tesouros espalhados, o que pode dificultar seu caminho até o Fim.

Chefes: 10
De longe os melhores chefes da série. Desde a maneira como enfrentá-los, até o modelo de Design deles. Dessa vez, existe 3 major Bosses, um para cada área do jogo. Ambos têm muitas formas de se enfrentar, caso acabe sua munição, pode simplesmente mover um guindaste até ele, ou usar mísseis em lugares estratégicos.




Puzzles: 8,9
Nenhum puzzle desse jogo se preza como um verdadeiro Resident Evil o faria. Mas ainda você se verá resolvendo-os, com certa dificuldade.Os Puzzles do Jogo estão mais parados dessa vez, você não terá tempo para resolver, e nada de Zumbis te atacando, o que diminuiu consideravelmente a dificuldade consagrada da série.

Ultimo Chefe: 9,5
A batalha abre caminhos a diversas possibilidades. Mas há duas verdades:
1ª: Ele não é um dos melhores já criados em um Resident Evil
2ª: Krauser, o penúltimo chefe, é mais legal que ele.
Além desses dois defeitos, está o fato de que o chefe será enfrentado como todos da série, e morrerá com um Míssil especial, como sempre.


Controles: 9,0
Respodem muito bem e se destacam como os melhores da série. Apesar disso, ainda deixam o jogador na mão algumas vezes...

Atmosfera: 9,8

Design: 9,5
É o melhor design na história de um Resident Evil, com certeza. Tudo porque esse jogo variou de mansões para uma vila, um castelo, e um Basement, colocando na Mistura vários chefes novos e muito bem Estruturados.



Trilha sonora: 10
Raramente temos o que falar da trilha sonora de um jogo de Survival Horror, porque geralmente ela não existe. Não por preguiça dos criadores... mas de propósito, para que você apenas sinta a respiração de seu personagem e mais importante: Tome sustos. Porém, esse jogo foi além, e nos mostrou trilhas sonoras perfeitas, além de tudo que já haviamos presenciado.

Variedade: 9,5
Nesse você terá cenários muito mais variados do que o primeiro ou segundo da série, por exemplo. Porém, ele basicamente ficará nos mesmos critérios, ou seja: lugar novo , jogabilidade igual. Não exige muito de você, jogue da maneira que bem entender, o jogo é uma experiência única, mas não é uma experiência variada, como Galaxy ou Metroid Prime são.

Arte: 10
Se eu não desse 10 para esse critério, eu estaria sendo um belo de um critíco burro... Quem nunca ficou horas reparando nos detalhes desse jogo? Não é porque esse jogo não inovou nada do seu antecessor do GameCube quanto ao jogo principal, pois o Jogo no GameCube merecia 1000 nesse critério, e um dez esse aqui leva com certeza.



Valor moral: 9,5
Claro que não é nada bom apresentar um jogo que se explode cabeças de civis para crianças.Mas a história do jogo em sí tem uma dose de heroísmo.

História: 9,7
A história do Jogo envolve os games anteriores, principalmente o terceiro.Mas tem sua própria estrutura , nos apresentou Krauser, Sadler, Salazar e vários outros... Todos devidamente colocados em um bom contexto com ótimas dublagens...Podemos conferir uma teoria interna do Caos nesse jogo, além de uma crítica aos Estados Unidos.

Diversão: 9.4

Fator Replay: 10
O Fator replay do jogo é alto. Alto demais por sinal, principalmente para os fãs da série. Além disso a possibilidade de armazenar 20 saves me deu a oportunidade de parar nos melhores momentos que eu já joguei e jogá-los muitas vezes. Além disso, existem Costumes especiais, após finalizar o game. Mas o que mais importa são os tesouros que você ainda pode colecionar, todas as bottle caps e o modo Mercenaries em que eu desafio alguém a nater o meu recorde.

Survival Horror: 8,9
O nível de susto desse jogo passa longe...muito longe dos primórdios da série. Você vai se assustar com os Regenerators, mas nada que se compare a Silent Hill, por exemplo. Apesar de algums momentos salvarem esse quesito, muitos são decepcionantes.





Custo Benefício: 9,5
O jogo no GameCube é um dos mais vendidos, por esse motivo ele é fácilmente achado em estado semi-novo, pelo custo de 70 reais. No caso do Wii, com 170 mangos você adquire o game... Se levando em conta a qualidade, em qualquer um dos consoles, o dinheiro gasto vale muito a pena.

Interatividade:10
O cenário é muito interativo, digo, muito mesmo... Você tem barris a sua desposição, animais que te atacam para apenas se defender, possibilidade de dar um "Check" em tudo que te é wstranho... Perfeito.



No Game cube...
Você terá um jogo com o gráfico identico ao do Wii, por um preço muito mais acessível.

No Wii...
Você terá os gráficos do Game cube, e ainda por cima a jogabilidade única do Wiimote



Méritos Gamer Nintendo Awards (GNA)

Prêmio GNA: Os Melhores Gráficos do GameCube.
Prêmio GNA: A Melhor Arte do GameCube.
Prêmio GNA: O Melhor Resident Evil da Série.
Prêmio GNA: Melhor jogo de 2005.
Prêmio GNA: Melhor jogo Multiplataforma dos 128 bits.

Recomendações:
9,6 Gamespot
9,8 GameTrailers
10 Nintendo World
10 NintendoPower
9,8 IGN
10 EGM Brasil



Gamer Nintendo agradece.

Até a próxima...

2 comentários:

Neo Raph disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neo Raph disse...

A Nintendo juntamente com a Capcom fizeram uma perceria fantastica, o jogo foi criado com base nas forças do Cubo, e nao meramente uma adaptação de PS2 como eram feito, jogo classico, analise perfeita de um dos maiores jogos da Capcom