18 fevereiro 2008

Review: Professor Layton and the Curious Village

Por Gustavo Assumpção

Laytonban_3

A Level 5 tem sido uma desenvolvedora muito importante nos últimos tempos. Com trabalhos impecáveis e que fogem da mesmice hábitual, eles conseguiram o respeito dos gamers do mundo todo, graças a trabalhos como Dragon Quest VIII, Dark Cloud, Rogue Galaxy e Jeanne D´arc, todos games inovadores e cheio de qualidade. Ano passado, a mais nova cartada do time de desenvolvimento saiu no Japão e foi um grande sucesso. Professor Layton and the Curious Village vendeu quase 1 milhão de cópias e mostrou que nem só de RPGs o time sobrevive.

Professor Layton é um fabuloso point-click, estilo de game que fez fama no PC, mas que anda meio sumido atualmente. Me arrisco a dizer que esse é um game tão bom quanto os melhores do gênero que povoaram a década de 90. Layton é bom porque acima de tudo respeita a inteligência do jogador, sem querer ser revolucionário ou oferecer modos de jogo surpreendentes. Ele é uma experiência contínua que merece ser vivida intensamente.

À primeira vista, o que mais chama a atenção no game é seu fabuloso visual e sua direção de arte. Os gráficos são do jeito que eu gosto, um pseudo-anime focado na animação. Tem um estilo europeu irresistível, que lembra em alguns pontos a animação francesa indicada ao Oscar há alguns anos “As bicicletas de Belleville”. Agradável aos olhos, o design dos personagens é não menos que brilhante. Todos são carismáticos, e cheios de vida, como em um verdadeiro anime.

Ao seguir a história de Layton, o professor e seu assistente Luke, você se surpreenderá com os mistérios de Curious Village, um local que esconde mistérios inimagináveis e oferece enigmas densos e divertidíssimos. O game possui dos momentos: o primeiro quando você apenas assiste o desenrolar da historia e o segundo quando o jogador resolve os enigmas para prosseguir.

Por mais que a primeira parte seja agradável, e realmente é, a segunda é que garante o show. Todos os enigmas são muito divertidos e cheios de inteligência, obrigando o jogador a pensar e realmente quebrar a cabeça para resolvê-los. O uso da interface da tela de toque também é não menos que fascinante e mais que isso é variada, fazendo que você não enjoe e não se frustre pela falta de variedade. Seu grande destaque é juntar elementos típicos de games de aventura e puzzle num game tão proporcional, e que ao mesmo tempo testa as habilidades individuais do jogador.

Vou parando por aqui. Acho que já deu pra perceber o quanto gostei de Professor Layton and the Curious Village. Me apaixonei por ele desde os primeiros momentos. Sua história completa, sua atuação de voz, seu carisma... Tudo funciona perfeitamente. É um game inteligente, um pouco curto, mas muito caprichado. Seu DS precisa desse game!


No site oficial de Professor Layton você pode jogar uma demo (isso mesmo, com direito a Stylus e tudo) e experimentar como o game funciona: www.professorlaytonds.com

Nenhum comentário: