10 março 2008

Retrospectiva GameCube #6: Sonic Adventure 2 Battle

Dos games iniciais do Dreamcast, somente Sonic Adventure fez algum barulho. Depois de três anos, o console ganhou a continuação do game. Sonic Adventure 2 ampliou alguns dos conceitos do original, inovou e no fim acabou agradando um pouco o público, apesar de ter decepcionado a crítica. O port lançado em 2002 ao GameCube trouxe muito poucas coisas novas... E a impressão que ficou é: por que não um game novo?

Vilão ou herói a decisão é sua

O ponto central de Sonic Adventure 2 Battle é a possibilidade de se escolher os heróis ou os vilões para dar seguimento na história. São dois times diferentes para enfrentar as fases. No Time dos heróis estão Sonic, Tails e Knuckles. Já no time dos vilões estão Shadow, Dr.Eggman e Rouge. Qualquer um deles que o jogador escolher enfrentará as mesmas fases, com pequenas alterações de inimigos e chefes. Com isso, o jogador terá duas jornadas para enfrentar, o que aumenta um pouco o fator replay do game.

Há alguns modos de jogo diferenciados. Além do modo principal podem ser destravados o modo Battle, que adiciona disputas contra o relógio e o interessante modo Kart com três opções de dificuldade e suporte para multiplayer. A jornada principal é longa, mas um pouco cansativa, principalmente do meio para o final, onde o game se arrasta. Falta ritmo.

Quando a câmera atrapalha os pormenores

http://cache.g4tv.com/images/ttv/graphics/extendedplay/3375745.jpg

Há um grande defeito em toda a série Adventure. É a câmera que ao invés de ser responsável por mostrar o melhor ângulo para o jogador, acaba mostrando o pior, causando erros bobos e frustrando em boa parte dos momentos. Outro problema na jogabilidade é que o game é lento para ser da série Sonic. A velocidade que é marca registrada da série não está presente.

O som do game é passável apenas. Algumas melodias agradam, outras soam indiferentes. A mesma coisa acontece com os efeitos sonoros. Apesar não irritarem (como acontece em muitos games). Outro ponto apenas razoável é o visual. Apesar do bom design de fases, os cenários são simples e cheios de imperfeições. As mais sentidas são com relação as texturas pobres e ao serrilhamento. É um port de Dreamcast sem qualquer melhora. O GameCube pode mais.

Modo de criação é o destaque

http://www.ngcfrance.com/images/news/sonic_adventure_2.jpg

O modo que merece mais elogios em Sonic Adventure 2 Battle é o Chaos Garden. Nesse modo o jogador pode criar criaturinhas azuis conhecidas como Chao. Dependendo da maneira como são criadas, elas evoluem ganhando características próprias. Existem alguns cristais que concedem força, capacidade de vôo, de corrida e stamina as criaturinhas. Você pode treinar eles no cenário e deixar elas conviverem com animais para que elas ganhem suas características. Por exemplo, se deixá-lo com um tigre, o Chao ganhará garras e aprenderá a morder. Claro que você pode transferir suas criaturas para o Game Boy Advance e continuar treinando elas lá. Sem dúvidas é o modo mais interessante do game, já que a aventura principal soa ultrapassada.

Recepção do público e crítica

No GameCube, Sonic Adventure 2 Battle vendeu muito bem. Ao todo foram vendidas 2,31

Reviews
Publicação Nota
Thunderbolt
? de 10
Electronic Gaming Monthly 6,6 de 10
Famitsu ? de40
Game Informer 7,5 de10
GameSpot 6,8 de 10
GameSpy 8.4 100
IGN 6.9 de 10
Nintendo Power 8.4 de 10

milhões de unidades, se tornando o 9º game mais vendido da história do console. A crítica especializada não recebeu bem o game. As notas ficaram na casa de 7 e 8, com algumas cotações bem baixas como um 6,9 do renomado IGN e um 3 da GamesAreFun, ambos deixando claro que o game não está a altura de Sonic.

Se nunca jogou, melhor esquecer.

Sonic Adventure 2 Battle é um game mediano. Se comparamos com outros games do GameCube, a coisa fica realmente feia pra ele. Não trouxe nada de novo no port, a não ser a conectividade com o GBA, não evoluiu tecnicamente. Nada. Talvez o melhor seria a Sega ter feito um game inteiramente novo para o GameCube. Vale por ser Sonic e por ter um bom modo de criação dos Chaos. Nada mais.

Nenhum comentário: