04 março 2008

Retrospectiva GC #3: Star Wars Rogue Squadron II Rogue Leader

Por Gustavo Assumpção

http://www.starwars.com/gaming/videogames/news/img/rogue_logo.jpg

Star Wars é muito mais que um filme. Star Wars é um univrso. Quando George Lucas a iniciou na década de 70, certamente não tinha a noção de que se teria hoje, 30 anos depois, tanta importância. E nos games não é diferente. Depois de muitos games medíocres, Star Wars Rogue Leader: Rogue Squadron II, desenvolvido pela LucasArts e pela Factor 5 e lançado em 5 de novembro de 2001 para o GameCube, acabou se destacando e se tornando um dos melhores (se não o melhor) game baseado nesse universo.

Filme jogável

http://www.armchairempire.com/images/Reviews/gamecube/star-wars-rogue-leader/rogue-leader-3.jpg

Não tem como não começar essa matéria falando de outra coisa: o visual de Rogue Leader é um dos melhores da era 128 bit. Cada pequeno elemento visual dos cenários foi cuidado com extrema maestria. Cada recriação do filme foi feita nos mínimos detalhes. E o melhor de tudo: em uma qualidade que supera até mesmo os primeiros filmes. Cada detalhe salta aos olhos: os efeitos de luz fabulosos, a velocidade constante e o uso de cores perfeito. Direção de arte pra ninguém botar qualquer defeito.

Outro grande destaque do game está na sua interface. É muito fácil ficar maravilhado com o visual dos menus, com a possibilidade de escolha e principalmente com o design primoroso de fases. O suporte a Progressive Scan deixa tudo mais nítido.

A trilha sonora e os efeitos de som são simplesmente arrebatadores. Dá até um aperto no coração em algumas partes, de tão reala que tudo parece. O suporte a Dolby Pro Logic II só melhora tudo. É realmente impressionante (se não acredita, jogue a parte na Estrela da Morte).

Jogabilidade boa, mas complicada

http://media.gamespy.com/columns/image/article/556/556463/take-off-and-stay-high-20041011074607432.jpg

Quando o primeiro Rogue Squadrow saiu para o Nintendo 64, a recepção foi muito positiva, principalmente com relação a jogabilidade. No GameCube, ela atingiu um nível ainda maior. Há objetos interativos nos cenários, possibilidade de quebras de recordes e muitos objetivos a serem cumpridos ao longo das 10 fases.

A aceleração e o freio da nave são feitos com os botões superiores do controle. E isso não foi a escolha mais acertada. Muitas vezes você vai acabar freando quando deveria acelerar e vice-versa. Também não é nada fácil dar ordens aos subordinados com o direcional. Talvez o grande problema tenho sido ousar demais. Controles mais simples dariam mais conta do recado.

Recepção da crítica


Reviews
Publicação Nota
Thunderbolt
9 de 10
Electronic Gaming Monthly 9 de 10
Famitsu 28 de40
Game Informer 9,5 de10
GameSpot 9 de 10
GameSpy 90 de 100
IGN 9.1 de 10
Nintendo Power 10 d

Star Wars Rogue Leader Rogue Squadron II foi o game do lançamento do GameCube mais bem recebido pela crítica mundial. Suas notas ficaram entre 9 e 9,5 destacando o visual muito competente e claro a trilha sonora. Somente a Famitsu não foi muito com a cara do game. Deu apenas 28 pontos de 40. O game venceu um dos prêmios da E3 2001, o de Melhor Game de Ação. Em vendas, o game foi um sucesso. Vendeu ao todo 1,8 milhões de unidades até 2006, sendo o 12º game mais vendido do console, um ótimo resultado.

Inesquecível para os fãs e para os gamers também

Rogue Leader merece ser jogado por todos os jogadores que apreciam games de ação. Se você for fã da série Star Wars então nem preciso falar duas vezes. Claro que o game não é perfeito, mas se esforça para ser. Talvez sua grandiosidade seja seu maior defeito e sua maior qualidade.


Nenhum comentário: