15 abril 2008

Top 10: Melhores Side Scrollers

Por Kleber Grande Tobi
Antes de FPS da segunda guerra mundial, o gênero que dominava tudo eram os Side Scrollers. Desde descompromissados, até alguns hardcores para caramba, o estilo se iniciou e se popularizou com Super Mario Bros. e já ganhou honras de alguns dos melhores games da história. Lembrando que apenas um game pode entrar por franquia, com apenas uma excessão. E os 10 melhores sidescrollers são:

10º: Mega Man 2

http://xboxmedia.gamespy.com/xbox/image/article/597/597444/mega-man-anniversary-collection-20050318032813364.jpg
O robô azul da Capcom tinha que estar em algum lugar dessa lista. Como resolvemos apontar apenas um jogo por franquia, o escolhido para representar Megaman foi o segundo jogo da trama, Mega Man 2. Com gráficos incríveis para a época, e artísticos até hoje, inimigos memoráveis e uma das melhores trilhas sonóras que se tem notícia no Nintendinho, esse é o jogo para explorar seu console ao máximo. A difículdade é extrema, até mesmo no normal. Um prêmio extra pelo design do jogo, sóbrio, e que apesar de rodas só para o lado direito da tela, dá uma sensação de que a fase é bem maior do que ela realmente é. Apesar de tudo, o jogo tem quedas sofríveis nos frame rates e algumas falhas técnicas.

O Rafael gosta muito do primeiro, já eu, não largo este.

9º - Super Castlevania 4

http://www.mywii.com.au/img/game/large/Super-Castlevania-4-3.jpg


O NES tinha recebido dois jogos da série Castlevania. Embora os dois primeiros fossem muito bons, foi no terceiro que a série atingiu o auge. Com vários personagens selecionáveis, diversas saídas em cada fase e uma dificuldade para ser encarada por poucos, o jogo foi um dos melhores do 8 bits. O Super Nintendo foi lançado, e em Super Castlevania 4 não tinhamos mais nada do que fez o terceiro tão bom. Mas em vez de transformar o jogo em uma má experiência, ele elevou o patamar na jogabilidade da série, e ainda introduziu músicas até hoje consideradas as melhores da série.


O jogo não é do calibre de Symphony of Night, mas abriu muitas portas para que esse fosse lançado.

08º- Kid Icarus

http://wiibendz.files.wordpress.com/2007/02/kid.jpg

Mesclando a exploração de Metroid com a jogabilidade fluindo na vertical de Ice Climbers, surgiu Kid icarus, um dos melhores e mais completos jogos do Nintendinho. Criado sobre o mesmo sistema de Metroid, o jogo era longo, intenso e difícil. Protagonizado pelo Anjo Pit, é um jogo obrigatório para qualquer fã da série protagonizada por Samus Aran. Quem jogou sabe, é extramente divertido e tem um uso extremamente funcional dos poucos botões que o Nes tinha a oferecer. Clássico desde o começo, a única barreira que impede esse jogo de ter o nível de Metroid é a sua jogabilidade linear e pouco aberta a erros.


Pit apareceu em Brawl, e nós acreditamos que apareça logo logo em um jogo próprio, para o Wii.


07º- Ninja Gaiden

http://sydlexia.com/imagesandstuff/neswomen/ninjagaiden_irenelew.png


Para decidir quem entrava na lista, o Ninja Gaiden original ou o terceiro, eu tive que jogar muito os dois. Depois de um tempo, sem dúvida alguma eu achei qual era o vencedor. Um dos jogos mais difíceis do NES, o Ninja Gaiden Original foi escolhido para ser representante na lista. Com uma jogabilidade gostosa e precisa, o game usa e abusa do cenário de uma maneira nunca vista anteriormente. E a trilha sonóra? Simplesmente magnífica, dando o sentimento de adrenalina que prescisavamos. Bom, ainda esqueço de mencionar que este foi a primeira vez em que um jogo teve uma história contada de modo cinemático.

Mesmo depois de passar anos sem nenhum jogo para os consoles Nintendo, a franquia teve um retorno triunfante para o Xbox, com um dos jogos mais bem finalizados de todos. E agora, com Dragon Swords para o DS.

06º Sonic the Hedgehog 2

http://theblogcomics.com/images/sonic2.jpg


Tá bom, eu sei que não é um jogo da Nintendo. Mas quem se importa?!? O jogo agora é disponível no Virtual Console, e nunca poderia ficar de fora da nossa lista. O jogo em sí, é um clássico. A primeira aparição de Tails marca o melhor jogo do ouriço, na época aonde ele ainda tinha bons jogos. Com muitas fases e gráficos incríveis, nunca foi tão divertido chutar a bunda do gordo do Eggman. Ainda mais, a trilha sonóra era excelente e o jogo tinha muito menos slowdowns que o seu precedente, ambos do mesmo console. A velocidade continuava frenética e a jogabilidade um pouco mais complexa com fases em um melhor design.


Sonic Unleashed promete trazer isso tudo de volta. Se tiver metade da qualidade desse, eu compro na pré-venda.

05º- Super Mario World 2: Yoshi's Island

http://static.flickr.com/81/249256917_684abfec97_o.gif


E essa é a única excessão em nossa lista. Sim, sabemos que Yoshi island é um jogo da série Mario. Mas ele é tão diferente dos outros que merecia ficar separado na nossa contagem, já que não protagoniza Mario, e tem toda uma jogabilidade reconstruída.
Com cenários completamente lindos, usando e abusando do Chip-FX, o jogo teve uma jogabilidade completamente refeita. Não, ela é tão viciante quanto os jogos convencionais de Mario são, e ainda abriu caminhos para Super Mario 64, e ainda Galaxy! Sensacional...
O jogo ainda conta com um Yoshi salvando o próprio Mario, e uma história que precede qualquer jogo do Bigode. Os personagens de Mario Kart, Baby mario e Baby luigi vieram desse jogo, assim como muitos outros personagens icônicos da Nintendo.


No fim da fase 4-4, você luta com Raphael, um corvo gigante, no melhor estilo Mario Galaxy. Quer saber como é? Só jogando.

04º - Contra III: The Alien Wars.

http://dailyscreenshots.de/screenshot/contra-3-the-alien-wars/snes-1688181


O melhor de todos os Contras. O terceiro capítulo da série merece com certeza o quarto lugar no nosso Ranking. Atirando em Aliens por todos os ângulos possíveis e mais alguns impossíveis, correndo e mandando bala para todo lado: Contra é um genêro por si só.
Com Spread-guns, tanques, monstros colossais e uma dificuldade que (literalmente) mata qualquer um, esse jogo é o carro chefe da série. Mesmo podendo carregar duas armas ao mesmo tempo, dar final no jogo no modo Hard é uma das tarefas mais humilhantes que existem.


O último chefe desse jogo me gastou 16 vidas. E eu não sou nada ruim no jogo.


03- Donkey Kong Country 2

http://www.arminbwagner.com/crates_and_barrels/crate_donkey_kong_country_2.jpg


Essa eu não demorei. Em pensar qual era o melhor da série Donkey Kong Country, nenhum pode se comparar ao segundo capítulo da série, Diddy's Kong quest. No couro de Diddy e sua namorada Dixie, os jogadores devem salvar o patriarca Kong das mãos de King K. Rool. Em questão de gráficos, o jogo é simplesmente ignorante.
Com o melhor gráfico do Snes, o jogo ainda não sossegou enquanto não obteve uma das melhores trilhas sonóras e uma jogabilidade digna de Miyamoto. Em questito atmosfera, esse jogo é rei e nos ensina como variar e encantar todo tipo de jogador em um só cartucho. Era o bom trabalho da nossa amada Rareware.


Esse jogo tinha muito mais segredos que o primeiro, e dessa vez, estes eram obrigatórios para se atingir o final.

02- Super Mario World

http://img204.imageshack.us/img204/865/marioee3jp.jpg
Em 1990, os jogadores presenciaram um dos melhores Games até então, e o melhor jogo do Bigode até o momento, Super Mario bros 3. Mas em 1991, com o lançamento de Mario World, tudo do jogo anterior foi superado. Desde os gráficos, trilha sonóra, visual e jogabilidade, tudo estava pronto para ficar como o melhor game do Mario até então.
Uma das maiores surpresas estava estampada logo na Boxart. Dessa vez Mario tinha um bichinho de estimação, o dinossauro Yoshi. Com Yoshi, um pulo giratório, a Pena para voar e diversas habilidades alternativas para o dino-comilão, se consagrou como o melhor game 2D do Mario até o momento. E provavelmente o melhor de todos eles no nosso coração, para sempre.


Super Mario world quebrou nossas cucas para chegar até a rota alternativa que leva até Soda Lake.


01- Super Metroid

http://www.cubed3.com/staff/jesusraz/smetroid01lg.jpg

Sim, se você estava estranhando o fato de nenhum game da Samus ter aparecido na lista, é por que o primeiro lugar com certeza é dela. Se o primeiro Metroid era imenso, este aqui o transformava em um bebê. Com uma ambientalização perfeita e uma trilha sonóra que parecia viva, nunca foi tão legal gastar horas para desvendar cada segredo do jogo.
Com power ups novos, possibilidade de combinar alguns deles, chefes gigantes e muita, mais muita paciência, você conseguiria passar por todas as àreas do jogo e enfrentar mais uma vez Mother Brain.
Os gráficos pareciam simples, mas quando se avançava no jogo, tinhamos muitas surpresas sobre ele. Quem esperava ver algum dia uma ambientalização tão perfeita como a vista em Wrecked Ship? Simplesmente, o Melhor de Metroid, e o Melhor Side scroller feito até o momento.


Se você me perguntasse, eu diria que chegar até Maridia só para escutar a música é uma boa. O resto vem de brinde.

E assim encerramos o nosso Top 10, muito obrigado por nos acompanhar até aqui. Qualquer reclamação ou opinião é só postar um comentário, lembrando que o E-mail do blogger é o mesmo do Orkut. Até a próxima!

Nenhum comentário: