18 abril 2008

Hacked Roms - Trabalho de fã nunca é imoral.

Por kleber, grande tobi.



Certo, você deve estar querendo tacar uma pedra na minha testa. O motivo do Gamer Nintendo estar apontando aqui alguns deles, é para elogiar o trabalho de fãs, e de dividir mesmo com vocês estas que eu posso chamar de obras de arte. Bom, nem sempre o trabalho de um leigo deve ser desvalorizado, a prova viva disso é o jogo Counter Strike que todo mundo joga(va) nas Lan houses do país. Bom, todos os jogos apontados são de SNES, e não tem o princípio de servir como uma lista, mas sim como um exemplo do bom trabalho feito com os recursos limitados que a Internet e um computador razoável nos oferecem.

Super Mario World - Bowser's Return




Práticamente irreconhecível para quem jogou apenas o Mario world original. Isso não denigre a qualidade do produto final, de forma alguma. Com gráficos completamente novos, tantas fases quanto o World original e um ambiente magnifíco que desacredita qualquer um que ouve que isso aqui é um Hack. Os gráficos são totalmente novos, assim como os Sprites e o texto do jogo. O Design das fases não tem a credibilidade das de Mario World, pela ausência de saídas duplas.
Mas este ganha um ponto positivo pela incrementação de cenários completamente novos, assim como fases que viriam a ser incrementadas em outros jogos futuros. A música permanece a mesma, com excessão dos efeitos sonóros. Em fases como a na floresta, totalmente escura, o barulho do trovão sobresai a música e cria um ambiente bacana. O jogo tem tantas fases quanto o World, e um destaque para as de melhor design, as aquáticas. Vale a pena jogar!


The legend of Zelda: Parallel worlds




Este aqui é um dos meus preferidos. Um Hack completamente modificado do clássico de Snes, A link to the past. Ele não só tem gráficos completamente modificados, como, graças a uma total reeleitura, é maior e mais difícil que o original. A história do Hack (Sim, tem história!) é competente e não deixa nenhum fã a desejar. Uma obra de arte em relação a trabalho caseiro, o jogo não só apresenta todas as dinâmicas do Original, como de jogos que viriam anos depois do clássico Zelda do Super Nintendo.
Desde o controle em lugares escuros para não ser pego pelos moblins sem Arma de Wind Waker, até dungeon submersas de Ocarina, o jogo é arte pura. A trilha sonóra foi totalmente refeita, contando com clássicas de Ocarina of Time na mistura. A jogabilidade permanece intacta, e faz esse game uma das mais supremas obras já concebidas para nós, por um fã.

Metroid: Redesign



De todos, este é o mais modesto e simples. Não é uma Rom completamente modificada, não possue gráficos ou trilhas sonóras novas. Ele é feito sobre uma Engine pré-pronta, como a conhecida Lunar Magic de Mario World, preparada para rodar Super Metroid. E é exatamente por isso que ele está aqui na lista: para provar que você também pode fazer o seu trabalho virar uma obra de arte. Claro que, com uma Rom limitada, difícilmente se atinge o tamanho da original. Isso porque você vai ter que usar dos cenários já feitos para o jogo, e difícilmente você vai arrumar uma maneira de conectar todos.
Tenho dois destaques nesse jogo. O primeiro; ele conecta todas as partes, para usarem e usufluírem de todos os power-ups que o jogo tem a oferecer. E segundo, em um trabalho de gênio, o idealizador do game usou uma mudança na gravidade do jogo tanto para fazer novos puzzles, quanto para (!) criar novos itens. Usando uma mudança no Screw Attack, pode se criar um item totalmente novo para possibilitar uma re-aproveitação do Design do jogo. Genial!

Todos os Links, e muito mais, podem ser encontrados no: http://www.romhacking.net/

Um comentário:

Neo Raph disse...

Grande materia

Pra sempre a memoria dos grandes classicos sera lembrada com essas modificaçoes, recomendo aos fãs do original experimentar essas roms

vale a pena