26 abril 2008

Review: Karaoke Revolution American Idol Encore - Wii

Por Gustavo Assumpção

Karaoke Revolution é uma série do tipo ame-o ou odeie. Eu particularmente sempre estive na primeira alternativa, principalmente quando o assunto eram os games do Playstation 2. Me lembro muito bem, das noites que passava jogando (ou cantando) Karaokê Revolution Country, mesmo que parecesse um idiota. Claro que o console mais vendido da atualidade não poderia ficar sem um game da série. Lançado em fevereiro, Karaoke Revolution presents American Idol Encore, é um port fa versão Playstation 2. Como a original já possuía defeitos, essa aqui não fugiu à regra. Apesar do esforço do estúdio Blitz, o game não conseguiu oferecer uma experiência tão rica como poderia. Você saberá o porquê agora:

Cante para os jurados

Como já deu pra perceber, o grande trunfo do game é usar da licença do reallity show musical American Idol, que é um grande sucesso nos Estados Unidos. Os jurados de lá (Randy, Simon e Paula Abdul) não chegam aos pés do carisma da turma brasileira. E isso se reflete no game: falta carisma, falta profundidade, falta grandiosidade e falta empenho.


A dor!

Os jurados não são nem um pouco carismáticos

No game estão disponíveis 40 canções diferentes, um número baixo se comparamos a outros games da série. Entre as cançõesestão clássicos americanos e inclusive um brasileiro: Copacabana (Copacabana princesinha do mar/ pelas manhãs tu és a vida a cantar...).Cada vez que você escolher uma música, as palavras e sílabas começam rolando em toda a tela. Você deve cantar as palavras e tentar manter a seta que reage a sua voz no devido lugar. Mantendo ritmo e tempo certo, você conseguirá uma boa pontuação.

Esse esquema de julgamento acaba trazendo uma lição interessante. Não é preciso cantar bem para obter uma boa pontuação e se sair bem. Apenas é necessário estar no ritmo e se manter no tempo da música. Dependendo do estilo, que vai de soul a dance, a música possui uma velocidade própria, e acompanhá-la não é muito simples, apesar de ser prazeroso. O microfone que acompanha o game funciona bem, apesar de dar umas falhadinhas algumas vezes.

Se cantar é bom, o resto é péssimo

Todo mundo gosta de soltar a voz. E em um game isso é potencializado. Mas tirando as partes da cantoria, KR Encore tem muito pouca coisa que realmente valha uma olhada com mais carinho. A capacidade de customização, bastante presente na versão para X-box 360, é praticamente nula aqui. Já imaginou poder escolher o visual das apresentações, o que vai responder aos jurados... pois é, nós também pensamos, mas não podemos.

É Comei, Avril!

Outro grave problema é a falta de modos diferenciados de jogo. Embora exista o Quick Play e o principal, o American Idol. Nele você canta, recebe a opinião dos jurados e é ou não aprovado para a próxima fase. Na segunda etapa, ao invés de ganhar emoção, o game se torna mais estático. Não espere emoção e choro na hora de passar pra próxima fase, não espere aplausos e comentários. Você tem direito a apenas um quadro com a votação do publico dizendo quem fica e quem sai. Só isso, nada mais

Outra coisa que não deu muito certo é o visual. Sinceramente, a versão GameCube de Karaoke Revolution Party tinha uma animação mais funcional e um visual mais agradável. Não tem como definir de outro jeito: O game é feio. Feio mesmo. A movimentação é dura e lenta e os personagens parecem que não tem articulação. É grotesco e mal feito.

Jogue mesmo assim

Apesar dos problemas de longevidade, já que o game é meio carinho porque vem com um microfone (mas o de Boogie funciona também), Karaokê Revolution Presents American Idol Encore (ufa!) é uma delicinha de ser jogado. Você vai se sentir nas nuvens cantando My Heart Will Go On (ok, exagerei) ou silabando Knockin 'On Heaven's Door. Quem gosta de cantar, os fãs da série, ou quem procura um desafio curto e descompromissado sem se ligar no visual pode gostar, Quem procura algo mais complete, vai sentir que faltou algo mais… Infelizmente.

Nenhum comentário: