14 abril 2008

Review: Pro Evolution Soccer 2008 - Wii

A imagem “http://www.411mania.com/game_article_pictures/3430.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O Brasil é o país do futebol. Não importa se é Copa do Mundo ou um simples jogo de campeonato regional, a importância para nós é a mesma. E claro que essa paixão se estende aos games. Quando o assunto são jogos de esporte, pelo menos entre os brasileiros a série Winning Eleven é imbatível. Uma das principais responsáveis pelo sucesso do Playstation 2 por aqui, WE tem uma legião de fãs imensa e é presença certa em qualquer disputa com os amigos. Com o sucesso do Wii, era bastante provável que o console ganhasse uma versão da série. Só que ao contrário de um port ou uma adaptação (como fez a EA com FIFA), a Konami ousou e criou um sistema completamente novo de jogo. Pro Evolution Soccer 2008 é não só o melhor game da série como esse sistema fantástico causará uma revolução nos games de esporte.

Time novo entrando em campo

Logo que você inicia o game, é colocado em um Tutorial. Nada mais justo, já que é praticamente impossível aprender como jogar o game sem passar pelo modo de aprendizagem. A partir daí, esqueça tudo o que você sabe sobre um Winning Eleven. A única semelhança é o controle de bola. Passes, lançamentos, chutes, dribles, tudo foi refeito diferente, mas de uma maneira muito melhor. Não se assuste no princípio: o game é inovador, mas muito divertido de se jogar. Leva tempo pra se acostumar, mas nada não esteja ao seu alcance de aprendizado.

Vou tentar explicar como funciona os controles. Bom primeiramente é necessário tanto o Nunchuck quanto o Remote para pode jogar o game. Você usa o cursor da tela para mirar no jogador que quer passar a bola e apertar o botão B. Mas há passes avançados onde há duas opções: marcar um ponto no campo e fazer o atleta mais próximo correr até lá para pegar a bola ou apertar e segurar o botão B sobre um jogador, traçar uma trajetória para ele percorrer e soltar o botão quando o ponto desejado do passe esteja marcado. O mais complicado é chutar ao gol: não há barras de força, nem escolha de canto: você balança com rapidez o Nunchuk e seu jogador irá chutar da melhor forma possível a gol. Caso queira tentar um chute de cobertura, deve-se balançar o Wiimote no lugar. Achou complicado? Ainda não viu nada! Para rifar a bola da defesa ou cabecear (defensiva ou ofensivamente) o processo é o

mesmo, usando o nunchuk. Quando seu jogador está para chutar a bola, uma bola luminosa aparece em cima de sua cabeça, dando tempo para você aperto o C (no nunchuk) para cancelar a jogada. Uma combinação de A e B apertados em uma seqüência distinta permite que realizemos o famoso ''One Two'', onde o jogador que está com a bola a passa e corre para receber de volta mais à frente. É um movimento bastante difícil de dominar, mas que ajuda muito para furar a defesa.

Mas o comando que mais ficou legal foram os dribles. É aí que o botão A entra em ação. . Ele possui várias funções distintas, dependendo do ponteiro na tela, mas vamos falar apenas das ofensivas. Estando um jogador seu com a bola, você pode marcar um ponto vazio do campo e apertar o A para que ele corra até a posição desejada (aliás, esse é o único jeito de fazer seu jogador correr, pois com a alavanca ele só anda). Caso você marque outro ponto no meio do caminho, ele vai ''cortar'' para aquela direção, similar ao uso do R2 (PS2, PS3) ou RT (Xbox). Você também pode apontar para algum lugar do campo, apertar e segurar o botão A e ver seu jogador correr e, ainda pressionando o botão, colocar o cursor em outra posição e dessa forma realizar alguns dribles, fazendo-o realizar cortes com rapidez nas novas direções. Notem que isso só será feito dessa forma ao deixar a alavanca liberada. Caso ela seja inclinada para alguma posição, cancelará a ação do botão.

Achou complexo demais? Não se engane, tudo é extremamente natural quando se está jogando, apesar de ser sim um pouco complexo. Dominar os controles leva tempo e exige muito empenho do jogador, mas é maravilhoso ver como esses novos controles funcionam muito melhor, adicionam elementos de estratégia ao game e principalmente surpreendendo o jogador. Tem muito mais coisa passível de ser feita, mas vamos deixar que você descubra novas funções para os controles. Eu mesmo ainda não tive a oportunidade de perceber todas as possibilidades e de testá-las. Particularmente adorei esse novo sistema e creio que ele será usado como base para todos os games de esporte que saírem no console a partir de agora.

Visual e som de ports, modos de jogo bons

Visualmente, o game está no nível da versão Playstation 2, embora tenha cenários mais trabalhados, texturas mais bem acabadas e uma movimentação mais fluente. Há dois problemas que eu encontrei no aspecto visual: os nomes dos jogadores que atrapalham a visão do jogo e algumas pequenas quebras de polígonos, mas nada muito grave. A trilha sonora é completamente nova e a narração é feita em três idiomas. Apesar de apresentar muitas novidades na jogabilidade, faltou a Konami ousar um pouco mais no visual e nos modos de jogo. Talvez oferecer uma experiência inédita dependa de todo um conjunto de inovações e não apenas de controles novos.


Os modos de jogo presente no game são suficientes, embora falte a Master League. Practice, League, Match, Cup, Training e Edit estão presentes. O mais próximo do modo mais completo dos games esportivos, é o inédito Champions Road, que utiliza as características de criação e transferência da Master League, mas não tem a mesma duração e profundidade. Porém o modo mais interessante é o Nintendo Wi-Fi Connection que adiciona partidas online aos donos do Wii. Apesar de existir um pequeno lag, é possível se divertir disputando uma grande quantidade de partidas com seus amigos.

Uma maneira única de jogar um game de esporte




Não vou me ater muito nas possibilidades que Pro Evolution Soccer 08 vai trazer as produtoras do Wii a partir de agora. O game não só cria uma maneira única de se fazer um game do gênero, como graças a desenvoltura e competência dos controles se torna o melhor game da série Wining Eleven. Isso mesmo que você leu. Ele é tão divertido e competente, que merece esse honroso título. Saiba de uma coisa: definitivamente visual não é tudo. A experiência de jogo, a inovação e a diversão suplantam qualquer característica visual. Pro Evoltion Soccer 08 é um game imperdível. Jogue agora se quer saber o que realmente é um game de esporte da nova geração.

Nenhum comentário: