01 maio 2008

Fábrica de Sonhos #01

por Neo Raph


Nintendo


Inauguro essa nova coluna aqui no nosso blog Gamer Nintendo com muito orgulho, essa nova coluna tem como objetivo analisar as empresas de software, as softhouses, elas que fazem parte da nossa vida em todos os aspectos, cresci jogando Nintendinho, tenho um carinho especial pela Nintendo e por sua filosofia, seus jogos sempre foram sinônimo de qualidade, e nada melhor começar uma nova coluna senão começando por quem mais a merece em destaque. Falaremos da Nintendo, essa Fábrica de Sonhos que já há muitos anos nos brinda com sua qualidade.

Não entraremos no mérito da estória da Nintendo em si, porem em sua estória por trás de seus grandes jogos, grandes franquias e grandes personalidades, a Nintendo abriu suas portas em 23 de setembro de 1889, fazendo o que se podia na época, baralhos e cartas especiais com personagens da Disney movimentaram o Japão, com o passar do tempo à empresa foi mudando seu foco, principalmente por Hiroshi Yamauchi, lendário presidente que transformou a Nintendo no que ela é hoje.




Situada em Kyoto, sua sede principal reúne os maiores gênios do entretenimento, o mais aclamado Shigeru Miyamoto começou como estagiário, mas já se destacava pelo seu enorme talento, em 1977 ele ingressou na Nintendo, mas foi só em 1981 que Shigeru criou sua primeira obra de arte.












Donkey Kong foi lançado em 1981 nos Arcades, seu enorme sucesso se deveu também a confiança e apoio depositados pela Nintendo, com seu estilo único na época, Donkey Kong criou o gênero plataforma e chegou aos Estados Unidos mostrando aos ocidentais a marca N de qualidade, logo após o sucesso nos arcades, foi à vez do Famicom receber seu grande hit, em 1983 nasceria Super Mario Brothers.







Shigeru novamente balançou o mundo com um lançamento ambicioso, na época de lançamento o poderio da geração 8 bit não ajudava muito, criar um personagem era difícil dada a falta de sprites, com esse conceito Shigeru definiu a forma do nosso herói, um chapéu e um nariz avantajado eram a marca de Mario, a jogabilidade em si era diferente dos jogos da época, a ação rolava naturalmente sem a necessidade de pular quadro a quadro, foi uma evolução fantástica, sem mencionar as Warp Zones. Mario fez 25 anos esse ano e esta aí na ativa, o mestre Shigeru é um dos responsáveis por essa façanha, a cada jogo lançado novos conceitos e jogabilidade, vide versão Wii.






O Nes nessa época recebia o total apoio das third, massificando sua supremacia perante seu grande rival Master System. Em 1986 o nosso mestre criador da a vida à um de seus maiores enredos em games, inspirado em sua infância em Kyoto, suas andanças por florestas e cavernas, Shigeru mostra ao mundo o mundo de Hyrule, Link e Zelda nascem como uma lenda, A Lenda de Zelda criou um novo gênero, RPG/Ação e massificou no ocidente esse novo gênero, nem é preciso dizer do sucesso imediato da série que teve muitas versões, muitas até aclamadas até hoje, como A Link to the Past e Ocarina of Time.






Mas a Nintendo teve também outros gênios, Gunpei Yokoi e Yoshio Sakamoto este ultimo ingressou na Nintendo em 1982 a convite de Miyamoto, ajudou na criação de 2 grandes clássicos, Kid Icarus e Metroid ambos em 1986 para o Nes. A partir desse momento Sakamoto dirigiu todos os Metroid subseqüentes, menos o Metroid II – Return of Samus cuja direção foi de Gunpei Yokoi, porem a estória desse mestre em brinquedos vem de muitos anos atrás, uma fábrica dos sonhos faz brinquedos também e pensando nisso vamos contar a trajetória desse importante nome da estória da Nintendo.



Contaremos sim, mas na segunda parte dessa matéria sobre a Nintendo, falar sobre a Big N demanda tempo e muitas, muitas palavras, na segunda parte falaremos de Gunpei Yokoi e sua importância a Nintendo assim como os jogos subseqüentes a geração 8 bits, com uma previsão do mercado e o que esperar da nossa empresa favorita, espero contar com o apoio de todos, essa Fabrica dos Sonhos ainda tem muito a nos mostrar.

Até a segunda parte do Fabrica de Sonhos #01
Obrigado a todos

3 comentários:

Anônimo disse...

que coluna legal
mas se eu não me engano, a Nintendo foi fundada em 1889 e nao em 1989

=D

Neo Raph disse...

hehehee

valeu mano
corrigi o erroooooo

:p

Gustavo Assumpção disse...

Parabéns Raph... Como sempre Impecável!!! hehe