07 maio 2008

Review: Pokémon Mysterious Dungeon Explorers of Time/ Explorers of Darkness

Pokémon é uma série que já divertiu a maioria dos jogadores, até mesmo os mais exigentes. Seus primeiros games para o GameBoy, me fizeram perder preciosas horas da minha vida, sempre treinando os monstrinhos a exaustão. Quem nunca passou horas em uma mesma rota para achar aquele raro monstrinho que você tanto queria treinar? Esse fascínio sobre os jogadores infelizmente deu sinais de desgaste. Cada vez mais os games da série são meros caça-níqueis sem profundidade nenhuma e com modos de jogo parecidos e esquemas ultrapassados. Ultrapassado. Essa é a melhor definição para Pokémon Mysterious Dungeon 2 que saiu em duas versões: Explorers of Time e Explorers of Darkness para DS.

Querida eu virei Pokémon!

O primeiro Pokémon Mysterious Dungeon já era dose. Para quem não sabe, Mysterious Dungeon é um gênero de games tipicamente japonês. Ele consiste em passar labirintos ou calabouços sem nenhuma criatividade, com uma jogabilidade de RPG de ação (como observamos também em Chocobo´s Mysterious Dungeon que saiu no Japão para Wii.). Claro que adaptar isso pro universo Poké foi bem fácil. Bastou criar uma historinha besta, e fazer os pobres coitados passar por situações ridículas. O enredo tenta ser interessante, mas é bem fraquinho e tem erros graves de continuísmo.

Pokemon Mystery Dungeon: Explorers of Darkness Screenshot

Eu me irritei por muitas vezes: ao passar por locais extremamente parecidos, ao enfrentar várias vezes os mesmos inimigos e principalmente ao descobrir que o game é apenas isso: um conjunto de labirintos onde você não se diverte a cada momento: você se irrita. E tem outra coisa: porque será que o DS tem duas telas? Só pra gente ver melhor? Alguém tem que expliar pra Chunsoft que ela serve pra alguma coisa!

A jornada tem um objetivo memorável: descobrir porque você se tornou um Pokémon (mas na realidade deveria ser a descoberta de porquê eu gastei meu rico dinheirinho com isso). Como já foi dito, para chegar aos seu objetivo você enfrentará calabouços extremamentes iguais uns aos outros, ambientes ridiculamente caracterizados e sem nenhuma inovação (sim tem floresta, rio, caverna, como em todo game sem criatividade). Ah, só para não esquecer os controles funcionam muito bem e os itens são variados e saídos diretamente da série principal. Mas a Chunsoft (que desenvolveu o game) fez questão de fazer um game tão monótono e sem ritmo que fica difícil você perceber que algo funciona.

Visual Advance

Pokemon Mystery Dungeon: Explorers of Darkness Screenshot

Vamos aos aspectos técnicos. Bom pra começar o visual é simplesmente ridículo. Quem viu os games mais recentes do DS vai ficar bravissimo quando ver o visual típico do Game Boy Advance que o game exibe. Os modelos dos Pokémons não possuem animação alguma, são parados e sem vida, os cenários são pessimamente construídos, o estilo artístico é enfadonho e corriqueiro. Dá uma raiva imensa ver a importância que algumas produtoras dão para o capricho. Caprichar em algo não é perder tempo!


A trilha sonora é (e não há outra palavra pra definir) bizarra. Algumas canções vem de Peral & Diamond, mas são ruins igualmente. Todos os efeitos sonoros são muito ruins e alguns são impossíveis de se identificar como o som do trovão, que em nada lembra o real. Uma das trilhas mais irritantes dos últimos tempos. Simplesmente péssimo.

Encerrando

Não vou me prolongar muito. E sabe o por que? Simplesmente porque Pokémon Mysterious Dungeon Explorers of Time & Explorers of Darkness não merece. É um grande exemplo de como NÂO fazer um game para o DS. Repetitivo, visualmente ruim, trilha sonora ridícula, ambiente de jogo falho e história datada. Sinceramente não entendo porque perder tanto tempo desenvolvendo algo tão mal-feito e sem nenhuma diversão. Se você é fã dos monstrinhos faça um bem para si mesmo: jamais compre essas porcarias que levam o nome de uma série que fez história. Jamais mesmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

esse spin-off é uma mer**, se mesmo ao ler o review vc quiser comprar esse jogo, vai mais uma dica: NÃO COMPRE!
é a mesma bosta do 1º, com tudo chato do 1º e todas as tosquices do 1º
se vc tiver R4, nao perca seu tempo roubando os MegaBytes desse jogo
é um favor q vc faz a vc mesmo
=D

matt shuuya. disse...

LOL só criticou o jogo...sendo que ele é ótimo, claro,certas percepções estão certas.Mas o certo seria falar sobre pontos positivos do jogo para as pessoas comprarem e não negativa-lo,como foi feito.